BiancaBonassiRibeiro

O Natal chegou, por Bianca Bonassi Ribeiro

dezembro 26, 2018 Mulher da Palavra 0 Comments





O Natal chegou!
Presente: uma reflexão

O Natal chegou, os preparativos são muitos e neste ano começaram mais tarde para nossa família. Em nossa casa, a decoração foi feita em dezembro e meio atropelada e com a ajuda da vovó. As músicas natalinas foram nossa companhia, no carro, diante de algumas provas. Em 2018, nosso final de ano foi um pouco atípico e me lembrei desse texto que escrevi em 2015 e gostaria de compartilhar com você. Nesta época do ano começamos a pensar em presentes. Foi então que me dediquei a pensar sobre presente, e proponho essa reflexão.

Primeiro me lembrei de alguns presentes de Natal que marcaram a minha infância. Lembro-me de uma boneca que ganhei quando eu estava com mais ou menos cinco anos de idade. Uau! A boneca andava de bicicleta sozinha! Depois, aos sete anos, ganhei um relógio Champion com sete pulseiras. Aquilo era incrível, eu podia deixar o relógio combinando com todas as cores da minha roupa! Fiquei muito triste quando, depois de anos, ele estragou. Mais tarde, talvez com nove ou dez anos, ganhei uma boneca de pano. Achei muito legal, porque mesmo em um Natal “magro” houve uma surpresa
.
Recordar é viver.....

O primeiro Natal aconteceu há pouco mais de dois mil anos, e também houve presente e presentes. “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa ‘Deus conosco’” (Mt 1.23).
O primeiro Natal foi marcado pelo presente de Deus para a humanidade, a partir da encarnação do Filho – Emanuel – Jesus, o Cristo. Quando Jesus nasceu, três magos vindos do oriente foram visitá-lo e ao verem o menino, o próprio Deus presente, prostraram-se e o adoraram. Na sequência, abriram os seus tesouros pessoais e presentearam com o que havia de melhor: ouro, incenso e mirra (Mt 2.1-12). Note que primeiro Deus presenteia a humanidade, para que depois as pessoas deem presentes  a Deus, nunca o contrário.
Na língua portuguesa, a palavra presente assume múltiplos sentidos. Pode ser uma ação que indica a presença ou algo que se dá ou recebe como oferta. Ela é uma palavra rica em significados.

Quando o presente é algo que se dá ou recebe, ele revela muito do coração tanto do presenteador quanto do presenteado. A pessoa que vai presentear pensa em dar algo que seja valioso para o presenteado. Há um desejo em fazer o outro feliz, e o nível de afeição do presenteador em relação ao presenteado é explicitado pelo valor do presente. Não me refiro ao valor monetário, mas àquela disposição em “dar do seu tesouro pessoal”, ou seja, o esforço em prol da alegria do outro. Em contrapartida, o coração do presenteado também é revelado quando ele recebe o presente.

Você já deve ter recebido um presente valioso que o deixou constrangido e feliz, assim como deve ter recebido um presente sem valor algum, que o deixou frustrado justamente porque percebeu que o presenteador tem pouca ou nenhuma afeição por você.

Há pessoas que, diante de um presente valioso, recusam-no imediatamente por não se acharem merecedoras, o que até pode ser verdade. Recusar o presente, porém, demonstra um coração orgulhoso e ofende o presenteador. Outras pessoas, ao receberem um presente sem valor, tornam-se amarguradas e o rancor extrapola do presente para o presenteador, o que não contribui para o relacionamento de ambos.

Mas, há o outro sentido de presente, ou seja, uma pessoa pode estar presente e/ou ser um presente. O ato de estar presente envolve participação, troca, conhecimento e crescimento. Particularmente, acredito que esse seja o mais especial.

Nesse final de ano, tenho pensado muito em pessoas que estiveram, estão e são presentes em minha vida, e foi isso que me incentivou a escrever esse artigo.

Quem é e está presente?


O ato de estar presente nem sempre envolve a presença física das pessoas. O estar presente pode ser transcendental, ou seja, envolve a razão, a intenção e a ação.

Por exemplo, Jesus está presente na minha vida. Não me refiro à presença física porque Ele foi elevado aos céus (At 1.9-11). Uma vez que aceitei o presente do sacrifício D’Ele na cruz em favor de mim tenho o Espírito Santo enviado por Ele dirigindo minha vida (Mc 1.8; Ef 4.30 e outros).

Por outro lado, meu marido e meus dois filhos estão presentes física e diariamente, além de serem um presente na minha vida. Algumas outras pessoas foram ou são presentes na minha vida, e há uma relação de troca, afeto, crescimento. Família, amigos e grandes amigas, todos são pessoas especiais, um presente em minha vida. Existe um carinho, uma preocupação e um crescimento, que agregam, constroem laços e deixam boas marcas.

Essas pessoas presentes foram colocadas em minha vida como um presente, muito valioso, elas foram “tiradas do tesouro particular” de Deus para alegrar e enfeitar a minha vida.

Pense nisso....

v  Por que você comemora o Natal?

v  O que você mais gosta desse período?

v  Quanto tempo você passou organizando todos os preparativos?

v  Quem vai receber O Presente? Quem vai estar Presente?


“Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.[...]pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Is 7.14 e Rm 3. 23-26)

Ele te deu esse presente valioso e quer ser presente em sua vida!

Se você já aceitou O Presente....

Jesus está presente em seu caminhar diário?
            
            Por Bianca Bonassi

                 


Bianca é casada com Luciano. Eles têm dois filhos, o Pedro e o Vitor. Ela faz parte da equipe docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP, desde 2007 e é mem
bro da Primeira Igreja Batista de Atibaia. Bianca é doutora em Comunicação e Semiótica, mestre em Administração e graduada em Administração de Empresas.



0 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Meu grande romance, por Wanger Campos

dezembro 14, 2018 Mulher da Palavra 1 Comments






Você já se apaixonou por alguém? Já experimentou uma paixão desenfreada na época da adolescência? Ainda se lembra como aquela paixão consumia seu tempo e ocupava sua mente e coração?

Agora você está pensando: quem gostaria de se apaixonar dessa forma? Afinal de contas, é uma experiência arrebatadora e até consumidora! Eu penso que só vale a pena se for por alguém que é muito famoso, rico, poderoso, honesto, inteligente, sociável, envolvente, amigo, trabalhador, compreensivo, gentil, fiel, bondoso, carinhoso, altruísta, a própria definição do amor!

Na verdade, só existe um que se encaixa na definição acima. Só há um: o criador dos céus e da terra!
Eu estou falando de Deus, o inigualável, o indispensável, o inesquecível, o Todo-Poderoso, o soberano, o fiel, o justo juiz, o misericordioso: a definição perfeita do amor!
Infelizmente, tenho encontrado mulheres que conhecem e definem Deus de forma fria e distante.
Quero encorajar você, querida leitora, a encontrar o maior de todos os romances.
E se este é seu caso, você  precisa saber que Ele quer viver essa paixão, com você!
Como um cavalheiro, Ele te levará a um grande amor sem fim, um romance sem igual!

Há uma frase que diz: “Cheguem perto de Deus e Ele se achegará perto de vocês”. Isso consiste em procurar um relacionamento íntimo com Deus.
Esse verso enfatiza conhecer mais profundamente a Cristo e desenvolver intimidade com ele.

O convite para o divino romance começa aqui.

Quando você inicia um romance, você cria hábitos, ou seja, marca encontros em lugares agradáveis, planeja a conversa e escolhe o que vai comer. O cardápio pode ser leve, porém substancial e marcante!
Então se prepare.

Primeiro, você deve saber que Deus oferece um amor eterno. Isso significa que é para sempre, isto é, você jamais será descartada ou trocada por outra. Sem medo de ser feliz! Ele nos promete amor eterno!
Escute as palavras do Senhor Jesus:
“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele”.

Isso quer dizer que o amor dele é Pessoal. Você não estará sozinha! Repito, não estará sozinha, pois é um amor Eterno e Pessoal.

Agora vem a nossa parte. Marque um encontro com Ele. Ache o lugar mais agradável que você goste.
Eu reservei um café especial com ovos mexidos, frutas e torradas na mesa de minha casa. Comprei flores e decorei a mesa, e lá estava Ele.
Planejei a conversa: será sobre um livro do Novo Testamento. Depois, o banquete estava servido. A principio seria leve, mas substancial. Como disse, MARCANTE!

Era um encontro com o Deus Trino, através de sua Palavra.
Ficamos um longo tempo conversando; você pode chamar isto de oração.
Quando comecei a ler a Santa Escritura, linha por linha, entendendo o texto no seu contexto, foi incrível! Usei bons comentaristas bíblicos e bons livros, para que eu pudesse ouvir o meu Amado Deus falar comigo, ensinando-me, enquanto eu memorizava a sua Palavra. A carta de amor de Deus, que é a Bíblia, está a sua espera, para você amá-Lo, conhecê-Lo e entender o seu querer.

Quando eu abro a Bíblia, vejo grandes histórias de pessoas comuns, em seus relacionamentos com um Deus Incrível. Pessoas como eu e como você.
Na leitura da Bíblia, bem diante dos meus olhos, há um desfile de guerras, reis e donzelas; sinto dor e alegria; participo de festas e vou a um enterro. Sinto grandes emoções, como num grande romance.

A Palavra é viva pra mim, ela me dá um propósito, muda minha vida! Tudo que uma história de amor precisa.
O Romance com a Palavra não me enche apenas de grandes emoções, mas vai muito além, ela me dá o senso da realidade do amor transcendente de Deus. 
É uma experiência que não me deixa apenas no campo dos sentimentos, mas me ensina o verdadeiro compromisso; não há misticismo e sim comunhão genuína. Isto tem se repetido em minha vida ao longo dos anos.

Depois que meu marido sai para o trabalho, permaneço no encontro com meu Deus por mais uma hora, em conversas às vezes triviais, outras em profundo derramamento do meu ser, mas tendo a certeza de que aquele encontro me deixará ainda mais segura de sua presença constante.
O que você está esperando para começar esse ROMANCE DIVINO?

Wanger Campos

Textos básicos: Tiago 4:8; Filipenses 3:10; Jeremias 31:3; João14:23;  João15:13; Josué 1:5;  Hebreus 13:5 e  4:12;  Isaías 55:11;  2Timóteo 3:16;  Mateus 28:20.



Wanger Campos é formada em  Educação Física  e Líder do Ministério de Mulheres  da IBCC (Igreja Batista Central de Campinas).  É casada com o Pr Silas Campos  e  eles têm 4 filhas, 4 genros e 11 netos.












1 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Meu Caderninho de gratidão por Giovana Assis

dezembro 04, 2018 Mulher da Palavra 0 Comments




   No começo do ano me comprometi a fazer um caderninho de gratidão, anotando tudo o que ia acontecendo, desde coisas mais simples, como: “comi uma comida gostosa”, até coisas maiores, como: “consegui um emprego.” Mas confesso que, com o passar dos dias, essa tarefa se tornou difícil, meu coração não queria agradecer, pois “nada” em minha volta parecia dar certo... Por isso algumas páginas ficaram em branco.
  Mas, frequentemente Deus falava ao meu coração, que eu deveria pegar meu caderninho e escrever, pois apesar de muitas coisas parecerem fora de controle, eu continuava tendo coisas simples para agradecer, como: “comprei a bota que eu queria” ou simplesmente; “estou viva”.
   Achei que era uma pessoa grata até começar a escrever nesse caderninho e perceber o quanto preciso mudar! Concebi o quanto meu coração é egoísta, pois me alegro apenas quando as coisas estão indo bem ou quando consigo aquilo que tanto desejei e planejei, mas quando as coisas não acontecem no meu tempo ou do meu jeito, já é motivo para profundas murmurações e consequentemente ingratidões!
   Uma das grandes coisas que Deus trabalhou em meu coração esse ano foi sobre esse “tempo” para nossos planos realizarem... Parecia que todos ao meu redor conseguiam conquistar aquilo que eles planejavam, e eu mesmo tentando fazer tudo certo, não saia do lugar. Foi no início do mês de agosto que senti tudo escorrendo pelas minhas mãos, todas minhas anotações, planilhas... “não vai dar certo”- pensava 
   Geralmente cultivamos esse pensamento, pois olhamos para a vida do próximo e nos comparamos com ela, o que causa em nós falta de contentamento, alegria e consequentemente de gratidão. Deus não quer que vivamos nos comparando com o outro, pois isso demonstra que não confiamos que Ele cuida de nós, quando na verdade Ele é o Deus que não dorme.

“Meu socorro vem do SENHOR, que fez os céus e a terra. Ele não permitirá que teus pés vacilem; aquele que te guarda não se descuida. É certo que o guarda de Israel não se descuidará nem dormirá”. Salmos 121.2-4.

Posso dizer que, termino meu ano surpresa com as grandes coisas que Deus fez em minha vida! Aprendi que a gratidão não deve estar atrelada as circunstâncias que passamos, mas na pessoa de Cristo, que já me deu tudo ao me dar a salvação! Espero que no próximo ano meu caderninho termine para eu comprar o próximo, e o próximo... Até o dia que eu agradecerei eternamente.

Giovana Assis




 Giovana Assis é formada  em Letras pela PUC Campinas e atualmente professora de Língua Portuguesa. É noiva do Lucas Gonçalves, formado na Escola de Pastores da Primeira Igreja Batista de Atibaia. A partir de 2019 ela estará auxiliando seu noivo  na liderança dos adolescentes da PIBA.  


0 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Comentários

  • Anonymous
    AnonymousAmei este trxto
  • Anonymous
    AnonymousEu amei está oração. Muito obrigada
  • Anonymous
    AnonymousMuito bom e necessário 🙌
  • Edimilson Antônio da Silva
    Edimilson Antônio da SilvaExcelente material!parabéns. Fui seu aluno no pregue a palavra Nordeste na cidade de Salgueiro e Cabrobo Pernambuco.
  • Anonymous
    AnonymousMaravilhosa graça, que material fantástico
  • Anonymous
    AnonymousExelente.
  • Ana
    AnaNão estou conseguindo ler as séries, o que fazer?
  • Anonymous
    AnonymousObrigada!! Vou orar mais pelo meu marido
  • Eliaqueoliver
    EliaqueoliverMaravilha essa história esse assunto esse apostolado esse conhecimento disponível conhecer acerca do eterno feminino da auxiliadora da mulher magnífico Parabéns 2 trabalho por essa literatura parabenizar
  • Regina Fernandes
    Regina FernandesAmei o texto ❤️
  • Anonymous
    AnonymousIrmã Bianca que conteúdo edificante!!!! AMEI ❤️ que Deus continue abençoando sua vida 🙏🏽
  • Anonymous
    AnonymousÓtima leitura
  • Anonymous
    AnonymousE quando a nora faz tudo pela sogra, mas a mesma não a respeita e tem preconceito por ser mais velha do que o filho dela e já ter filhos do relacionamento anterior? O que fazer quando o filho da mamaezinha é apegado ao extremo a ponto da mesma acoitar os erros deste quando ele bateu nos meus filhos e o meu ex veio a pegar guarda dos meus meninos e eu numa tristeza profunda sem dinheiro, sofrendo perseguição no serviço, fui remanejada de função tendo queda no meu salário o que ocasionou minha mud…
  • Anonymous
    AnonymousQue texto maravilhoso!!
  • Felipe Bernardino
    Felipe BernardinoQue Deus conceda as mulheres sabedoria e discernimento a todas as mulheres! Parabéns pelo estudo!
  • Anonymous
    AnonymousPalavra linda! Texto muito edificante.
  • Helloiza Alonso
    Helloiza Alonsoótima conteúdo antes de comprar a Bíblia Feminina, gostei muito mesmo, muito completo mesmo
  • valentina
    valentinaótima referencia de bíblia feminina, dicas de qualidade, obrigada mesmo pelo conteúdo compartilhado com tanta excelência!
  • valentina
    valentinaAdorei esse conteúdo! Leiam também a Bíblia sagrada rosa para adiquirir mais conhecimento
  • josiane ferreira
    josiane ferreiraAmém Querida! Amei ! Vou ajudar o meu esposo! Ore por mim!!!
Widget by Elaine Gaspareto