BiancaBonassiRibeiro

O Natal chegou, por Bianca Bonassi Ribeiro

dezembro 26, 2018 Mulher da Palavra 0 Comments





O Natal chegou!
Presente: uma reflexão

O Natal chegou, os preparativos são muitos e neste ano começaram mais tarde para nossa família. Em nossa casa, a decoração foi feita em dezembro e meio atropelada e com a ajuda da vovó. As músicas natalinas foram nossa companhia, no carro, diante de algumas provas. Em 2018, nosso final de ano foi um pouco atípico e me lembrei desse texto que escrevi em 2015 e gostaria de compartilhar com você. Nesta época do ano começamos a pensar em presentes. Foi então que me dediquei a pensar sobre presente, e proponho essa reflexão.

Primeiro me lembrei de alguns presentes de Natal que marcaram a minha infância. Lembro-me de uma boneca que ganhei quando eu estava com mais ou menos cinco anos de idade. Uau! A boneca andava de bicicleta sozinha! Depois, aos sete anos, ganhei um relógio Champion com sete pulseiras. Aquilo era incrível, eu podia deixar o relógio combinando com todas as cores da minha roupa! Fiquei muito triste quando, depois de anos, ele estragou. Mais tarde, talvez com nove ou dez anos, ganhei uma boneca de pano. Achei muito legal, porque mesmo em um Natal “magro” houve uma surpresa
.
Recordar é viver.....

O primeiro Natal aconteceu há pouco mais de dois mil anos, e também houve presente e presentes. “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel, que significa ‘Deus conosco’” (Mt 1.23).
O primeiro Natal foi marcado pelo presente de Deus para a humanidade, a partir da encarnação do Filho – Emanuel – Jesus, o Cristo. Quando Jesus nasceu, três magos vindos do oriente foram visitá-lo e ao verem o menino, o próprio Deus presente, prostraram-se e o adoraram. Na sequência, abriram os seus tesouros pessoais e presentearam com o que havia de melhor: ouro, incenso e mirra (Mt 2.1-12). Note que primeiro Deus presenteia a humanidade, para que depois as pessoas deem presentes  a Deus, nunca o contrário.
Na língua portuguesa, a palavra presente assume múltiplos sentidos. Pode ser uma ação que indica a presença ou algo que se dá ou recebe como oferta. Ela é uma palavra rica em significados.

Quando o presente é algo que se dá ou recebe, ele revela muito do coração tanto do presenteador quanto do presenteado. A pessoa que vai presentear pensa em dar algo que seja valioso para o presenteado. Há um desejo em fazer o outro feliz, e o nível de afeição do presenteador em relação ao presenteado é explicitado pelo valor do presente. Não me refiro ao valor monetário, mas àquela disposição em “dar do seu tesouro pessoal”, ou seja, o esforço em prol da alegria do outro. Em contrapartida, o coração do presenteado também é revelado quando ele recebe o presente.

Você já deve ter recebido um presente valioso que o deixou constrangido e feliz, assim como deve ter recebido um presente sem valor algum, que o deixou frustrado justamente porque percebeu que o presenteador tem pouca ou nenhuma afeição por você.

Há pessoas que, diante de um presente valioso, recusam-no imediatamente por não se acharem merecedoras, o que até pode ser verdade. Recusar o presente, porém, demonstra um coração orgulhoso e ofende o presenteador. Outras pessoas, ao receberem um presente sem valor, tornam-se amarguradas e o rancor extrapola do presente para o presenteador, o que não contribui para o relacionamento de ambos.

Mas, há o outro sentido de presente, ou seja, uma pessoa pode estar presente e/ou ser um presente. O ato de estar presente envolve participação, troca, conhecimento e crescimento. Particularmente, acredito que esse seja o mais especial.

Nesse final de ano, tenho pensado muito em pessoas que estiveram, estão e são presentes em minha vida, e foi isso que me incentivou a escrever esse artigo.

Quem é e está presente?


O ato de estar presente nem sempre envolve a presença física das pessoas. O estar presente pode ser transcendental, ou seja, envolve a razão, a intenção e a ação.

Por exemplo, Jesus está presente na minha vida. Não me refiro à presença física porque Ele foi elevado aos céus (At 1.9-11). Uma vez que aceitei o presente do sacrifício D’Ele na cruz em favor de mim tenho o Espírito Santo enviado por Ele dirigindo minha vida (Mc 1.8; Ef 4.30 e outros).

Por outro lado, meu marido e meus dois filhos estão presentes física e diariamente, além de serem um presente na minha vida. Algumas outras pessoas foram ou são presentes na minha vida, e há uma relação de troca, afeto, crescimento. Família, amigos e grandes amigas, todos são pessoas especiais, um presente em minha vida. Existe um carinho, uma preocupação e um crescimento, que agregam, constroem laços e deixam boas marcas.

Essas pessoas presentes foram colocadas em minha vida como um presente, muito valioso, elas foram “tiradas do tesouro particular” de Deus para alegrar e enfeitar a minha vida.

Pense nisso....

v  Por que você comemora o Natal?

v  O que você mais gosta desse período?

v  Quanto tempo você passou organizando todos os preparativos?

v  Quem vai receber O Presente? Quem vai estar Presente?


“Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.[...]pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.” (Is 7.14 e Rm 3. 23-26)

Ele te deu esse presente valioso e quer ser presente em sua vida!

Se você já aceitou O Presente....

Jesus está presente em seu caminhar diário?
            
            Por Bianca Bonassi

                 


Bianca é casada com Luciano. Eles têm dois filhos, o Pedro e o Vitor. Ela faz parte da equipe docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP, desde 2007 e é mem
bro da Primeira Igreja Batista de Atibaia. Bianca é doutora em Comunicação e Semiótica, mestre em Administração e graduada em Administração de Empresas.



Você também vai gostar:

0 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Comentários