DianeEllis,

Sua Nova Identidade em Cristo. por Diane Hofer Ellis

março 13, 2018 Mulher da Palavra 0 Comments




Existem duas realidades nas extremidades opostas que mexem com nossa identidade como mulheres em Cristo: 1) Deus nos fez á Sua imagem e semelhança (Genesis 1.26-27) para sermos as coroas da criação, lindas e perfeitas, para existirmos em harmonia perfeita com nosso Deus; e 2) Por causa da profundidade da depravação causada pelo pecado, somos mulheres com cavernas escuras de ciúmes, raiva, egoísmo, magoas... pecadoras que nos transformaram em espelhos quebrados, distorcendo completamente a imagem que Deus desejava.

Em outras palavras, fomos criadas para sermos perfeitas, mas somos miseráveis por causa do pecado.

Essas duas verdades podem nos deixar desesperadas, pois todos os dias vemos a lei do pecado atuando em nossos corpos. Cada vez que perco a paciência com meus filhos, cada vez que não mostro respeito para com meu marido, cada vez que me torno rabugenta—sou como espelho quebrado que não reflete nada da magnificente glória de Deus, para qual fomos feitos. Mas sei, minha querida, que nosso desejo de mulheres de Deus é que reflitamos Sua glória de uma forma digna e completa, e não apenas de um pequeno fragmento distorcido.

Há esperança nesta vida para voltarmos ao plano que Deus tinha para nós? Há, SIM! Achei muito interessante que além do homem e da mulher serem a imagem de Deus em Genesis, existe uma outra pessoa que a Bíblia fala que é a imagem do Deus invisível. Colossenses 1.13-15 diz que Deus “nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Ele (este filho amado, Cristo) é a imagem do Deus invisível”! Adão e Eva falharam, nós falhamos. Mas Cristo não falhou! Então Ele é o homem perfeito para fechar o fosso entre as duas extremidades opostas.

O livro de Colossenses nos ensina sobre nossa posição de estar “em Cristo”. O que significa estar “em Cristo” e quais são as implicações praticas que devem afetar nossas vidas de uma forma profunda? Como portador da imagem de Deus, e de acordo com o que Colossenses 2.9 fala, “em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade”--toda riqueza do pleno entendimento, todos os tesouros da sabedoria, e entendimento de Deus estão dentro do corpo de Cristo. Sei que isso não é novidade para nós. Mas o que me surpreende é o seguinte: quando recebemos Cristo Jesus pela fé, fomos colocadas EM Cristo. Deus nos posicionou no meio dessa riqueza, entendimento e sabedoria. Como diz Col. 2.10, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, nós recebemos a plenitude. Imagina um neném no útero da sua mãe. O neném está dentro do corpo da sua mãe. No corpo dela há tudo que o neném precisa para crescer--todos os nutrientes, sangue, água: tudo! O neném não somente tem contato com sua mãe. Ele está dentro da sua mãe, completamente submerso nas águas do útero e conectado pelo cordão umbilical para poder se desenvolver. O neném não é a mãe, mas está dentro dela, recebendo dela e protegido por ela. Nesta ilustração, o neném somos nós! No momento em que recebemos a Cristo como Salvador, Deus nos coloca completamente submersas nele, protegidas, nutridas, e Ele fornece tudo que precisamos para receber toda a plenitude da divindade também! Não somente isso, como diz Colossenses 3.3, “agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus”. Quer dizer, nós estamos em Cristo, e Cristo está em Deus, e então, estamos com Cristo em Deus. Que lugar de proteção e segurança dupla!!

Tudo isso tem implicações profundas para nossas vidas, queridas. Você pode se despir de toda aquela lista de pecados em Colossenses 3.5, 8 de imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância (que é idolatria), ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar e pode revestir de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência e amor. Essas são as qualidades de uma mulher que reflete Jesus no dia a dia. Quando você precisa de paciência com seus filhos, essa paciência não vem de vocês, mas sim, das riquezas que tem em Cristo. Basta “sugar” dele. Quando você tem medo, você pode lembrar onde você está—dentro do lugar protegido de Cristo. No momento de sentir raiva, você não precisa ceder à raiva, mas em vez disso, pode se entregar ao Cristo. Você tem uma nova identidade em Cristo que define seus parâmetros de agir. E entregando a Sua vida, você vai ter as condições de agir e reagir de forma correta. “...visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (Colossenses 3.9-10). Não tem que pensar mais nas duas extremidades da 1)perfeição antes da queda e 2)sua depravação depois, mas pode lembrar que em Cristo você encontrará tudo que precisa para superar qualquer pecado e se tornar a imagem de Deus. Até na sua dificuldade com submissão! UÉ??? Por que levantar este assunto de submissão? Porque logo em seguida neste trecho em Colossenses, 3.18 diz “Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como convém a quem está no Senhor”. Minha querida irmãzinha, uma mulher em Cristo deve refletir Deus no seu relacionamento com seu marido. E essa imagem na vida da casada tem a característica de sujeição. Uau!!! Por isso, a sujeição da mulher é tão importante para Deus. Quando sou submissa ao meu marido, eu estou refletindo Jesus pois Ele também foi submisso ao Seu Pai. Por isso a submissão convém a mulher que está no Senhor.

Minhas queridas, que privilégio nobre temos para refletir em forma feminina o nosso Deus! Quanto mais eu sou submissa ao meu marido, mais reflito meu Senhor. Você topa? Eu topo! Pois isto é uma maneira que podemos expressar gratidão ao nosso Salvador. Ele deu Sua vida para nos livrar das cavernas escuras do pecado e nos colocar no alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Que levemos a sério nossa nova identidade “em Cristo” pela honra e exaltação do Senhor!

 Diane Hofer Ellis


Missionária americana servindo a mais de 20 anos no Brasil. Casada com o pr. Dr. Mark Ellis e mãe de cinco filhos, 3 noras e 8 netos. Seu ministério foca o mentoreio de mulheres mais novas.
Diane é escritora do blog Mulher da Palavra e da palestras em igrejas sobre feminilidade bíblica.


Você também vai gostar:

0 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Comentários