NelsonGalvao,

A cruz não é o fim. por Nelson Galvão

julho 31, 2018 Mulher da Palavra 0 Comments




Acho que à essa altura já posso dar spoiler do último filme dos Vingadores. Espero que você já o tenha assistido. Se não, pode pular essa parte do texto! O final do filme é chocante. O mal vence. Thanos alcança seu propósito. É de embrulhar o estômago ver o mal, ao final, com sorriso nos lábios vendo o por do sol! O alento é que se acontece assim é porque ainda não é o fim!
Por que iniciei a devocional de hoje com os Vingadores? Por conta da semelhança com o cap. 2 de Filipenses que estamos estudando em nossa devocional.
Em Filipenses 2.5-11, Paulo aponta para o exemplo de Cristo por meio de duas partes: 2.5-8 e 2.9-11. Vimos que na primeira parte Paulo afirma que Jesus é o Deus que se fez homem e serviu até a morte de cruz. Veremos agora a segunda parte. Nessa segunda parte Paulo nos leva a entender que a humilhação de Cristo não durou para sempre. A cruz não é o fim. Por conta de seu sacrifício, Jesus foi exaltado por Deus Pai. Deus o exaltou com soberania:

 1- O concedendo um nome que é sobre todo o nome – v. 9;
2    2- Todo joelho nos céus, terra e debaixo da terra se dobraram diante dEle – v. 9;
      3- Toda língua confesse que Ele é o Senhor, para a glória de Deus Pai – v.10.

Note que Paulo agora inverte a ordem da auto humilhação de Cristo. Ao Deus homem que se esvaziou (v.7), Deus Pai lhe concede um nome que é sobre todo nome (v. 9a). Ao Deus homem que serviu em humildade (v. 9b), Deus Pai lhe concede o domínio (v. 10). Ao Deus homem que serviu até a morte (v.8), Deus Pai lhe concede o Senhorio (v.11). A cruz foi a vitória do Rei!
Se tudo o que você pensa a respeito de Jesus é a imagem do Jesus sofredor pendurado na cruz, esta ideia está incompleta. Por causa da cruz, Ele está assentado à direita de Deus Pai acima de todos os governos e tem tudo debaixo de Seus pés (cf. Ef 1.20,22).
Além disso chegará o dia em que todos reconhecerão o Seu domínio. É sobre isso que Paulo fala em Fl 2.10,11. Ele alude à profecia do Sl 22. Neste Salmo é apontado o sofrimento e triunfo do Rei. Leia este Salmo e perceba as conexões com o sofrimento de Cristo até o verso 18. A partir do 19 temos uma inversão que culmina no triunfo:

Todos os poderosos da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, os que não podem preservar a vida. A posteridade o servirá; a geração futura ouvirá falar do Senhor. Chegarão e anunciarão a sua justiça; contarão o que ele fez a um povo que ainda surgirá. (Sl 22.29-31).

A visão de João na ilha de Patmos aponta exatamente para isso:

Também ouvi todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra, no mar e tudo que neles existem, dizerem: Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!

Ou seja, haverá um dia que todos estarão diante do trono daquele que é Deus e assumiu a forma de homem. Todos reconhecerão o Seu domínio, até mesmo os que o rejeitaram e seguem o rejeitando.
Isso não é explendido? Traz conforto e esperança àqueles que sofrem pelo Rei. Ele nos convida a sofrer com Ele, mas também, por Sua graça, a participar de Seu Triunfo. Assim como somos chamados a participar de Seus sofrimentos também seremos em Sua glória. Veja a oração sacerdotal de Jesus:

Pai, meu desejo é que aqueles que me deste estejam comigo onde eu estiver, para que vejam a minha glória, a qual me deste, pois me amaste antes da fundação do mundo (Jo 17.24).

Meu querido leitor, somos o tempo inteiro tentados a desanimar. Vemos o triunfo do mal, a escalada da maldade, as forças das trevas avançando e o povo de Deus sendo perseguido, injuriado, caluniado. Mas não para sempre! Haverá o dia em que o Rei se manifestará, e então...


Nelson Galvão

Confira também as pastorais anteriores em Filipenses:




Nelson é casado com Simone desde 1997 e eles têm um filho. Ele é formado em História e Teologia, pós-graduado em Administração Escolar e mestre em Educação (PUC-SP). Atualmente faz mestrado em Teologia do Novo Testamento no Seminário Bíblico Palavra da Vida- Atibaia, SP. 
Atua como diretor pedagógico do ministério Pregue a Palavra, como coordenador do grupo do Pregue a Palavra de Cuba e como professor convidado da Escola de Pastores PIBA.

Você também vai gostar:

0 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Comentários