NelsonGalvao,

Cristo em nós... isto sim é admirável! por Nelson Galvão.

agosto 21, 2018 Mulher da Palavra 0 Comments





Quem são aqueles que você admira? Se essa pergunta fosse feita a uma criança, provavelmente a resposta seria alguém do panteão mitológico moderno da Marvel!
Mas os admiráveis dos adultos não são aqueles que têm superpoderes, mas a quem é projetado como exemplo a ser seguido. Alguns admiram empresários de sucesso, artistas do mundo pop, estadistas do passado, ou até mesmo novos “influenciadores digitais”. Obviamente estes são escolhidos assim a partir dos valores de cada indivíduo, ou sociedade. (É uma pena que no Brasil o admirável de alguns seja aquele que ignora a ética no futebol, preferindo cavar faltas a jogar limpo, e na política aquele que está preso por corrupção e, mesmo assim, se lança candidato à presidência da República. Isso expressa os valores de uma sociedade moralmente falida!).
Em nossa devocional de hoje veremos duas pessoas citadas por Paulo que são admiráveis, Timóteo e Epafrodito (Filipenses 2.19-30). Por que Paulo os cita assim? O que nesses dois homens é destacado por Paulo que deve nos chamar a atenção? Lembre-se que no texto anterior mencionei que Filipenses é uma carta disposta em ciclos de exortação/exemplo. Esse ciclo começa com a exortação do texto que trabalhamos na semana passada, Fl 2.12-18: “O Evangelho é poderoso para nos salvar e continuar nos salvando”.
Muito bem, dessa forma Paulo destaca em Timóteo e Epafrodito a exortação que ele deu em Fl 2.12-18; ou seja, o Evangelho transformou esses homens de tal maneira que os tornou admiráveis! Vejamos então o que Paulo destaca neles.
No verso 22 Paulo diz que Timóteo havia servido com ele em favor do Evangelho. Essa disposição em servir foi caracterizada por Paulo da seguinte forma:

a-     Timóteo cuidou sinceramente do bem-estar dos filipenses (v. 20);
b-     Timóteo deu provas de si servindo como filho ao lado do pai (v. 22).

O contraponto que Paulo faz é incrível, e destaca ainda mais a atitude de Timóteo! Enquanto Timóteo servia dessa forma, todos os outros “buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus” (v. 21).
Quanto a Epafrodito, este havia sido enviado pelos filipenses para servir a Paulo (v. 25). A respeito dele, Paulo recomenda que os filipenses deveriam honrar homens como ele (v. 29). Por que? Veja o v. 30: “pois ele chegou às portas da morte pela obra de Cristo, arriscando a vida para suprir-me o que faltava do vosso serviço”.
Incrível as características de serviço e abnegação desses dois homens! Paulo ressaltou essas características de Cristo em Fl 2.5-11, lembra? Então, a partir de Cristo, o Evangelho transforma o coração egoísta do homem em disposição a servir de forma abnegada em prol do outro! Isso deve ser digno de honra, o Evangelho transformando-nos à imagem de Cristo!
Quem você admira? Somos afeitos a honrar líderes denominacionais, cargos, posições, administradores de mega-empresas/templos. A estes damos os lugares de honra (Tg 2). Todavia, admirável mesmo é ver como o Evangelho transforma pecadores egocêntricos, tiranos, amantes de si mesmos, arrogantes, hedonistas (2 Tm 3.1-5), em servos com disposição de dedicar a própria vida em favor do outro, para a glória, não de si mesmos, mas de Cristo Jesus. Admirável é ver o Evangelho formar cônjuges dedicados um ao outro; pais servindo aos filhos; filhos aos pais; irmãos ajudando uns aos outros de maneira abnegada; patrões servos e empregados abnegados.
Oremos nesse momento. Mas não peçamos que o Senhor nos ajude a ser melhores! Não se trata de um “empurrãozinho” de Deus! Peçamos que o Evangelho nos transforme de tal maneira que o caráter de Cristo seja formado em nós. Cristo em nós... isto sim é admirável!

 Nelson Galvão


Confira também as pastorais anteriores em Filipenses:




Nelson é casado com Simone desde 1997 e eles têm um filho. Ele é formado em História e Teologia, pós-graduado em Administração Escolar e mestre em Educação (PUC-SP). Atualmente faz mestrado em Teologia do Novo Testamento no Seminário Bíblico Palavra da Vida- Atibaia, SP. 
Atua como diretor pedagógico do ministério Pregue a Palavra, como coordenador do grupo do Pregue a Palavra de Cuba e como professor convidado da Escola de Pastores PIBA.




Você também vai gostar:

0 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Comentários