NelsonGalvao,

Onde você está? por Nelson Galvão

julho 25, 2017 Mulher da Palavra 0 Comments


Você já foi alvo de uma pergunta de difícil resposta? Difícil não pela falta de conhecimento da sua parte, mas porque ela exigia um grau de auto-reflexão, sinceridade consigo mesmo que você estava evitando? Bem, Adão ouviu uma dessas perguntas de Deus. Em Gn 3, registra-se a indagação de Deus a Adão: “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” (Gn 3:9)
Deus intencionava comunicar algo a Adão. É óbvio que Deus não se encontrava no jardim do Éden procurando Adão, sem saber onde este se encontrava, muito menos estava brincando de esconde-esconde com Adão! Essa pergunta tem implicações sérias e merecedoras de reflexão porque ecoa para cada um de nós.
A pergunta de Deus a Adão implica na afirmativa de que Adão havia se afastado dEle, se afastado deliberadamente. Com esta pergunta, Deus afirma a Adão que este se encontra longe, distante, em qualquer lugar que não na presença de Seu Criador.
O pecado distanciou a humanidade de seu Criador. Como resultado desta condição, o ser humano se esconde de Deus, em um ato de afastamento deliberado (Rm 3:23). Nas palavras de Agostinho:

“Ninguém há que diante de vós esteja limpo, nem o recém-nascido, cuja vida sobre a terra é apenas um dia.”[1]

O grande problema da humanidade não é a fome, a desigualdade, as guerras. Estes são problemas sim, mas o maior deles, e gerador de todos os demais, é o pecado, o distanciamento voluntário do homem em relação ao Seu Criador. Assim, em termos mais individuais, o maior problema que você enfrenta não é a crise no seu casamento, ou o aperto financeiro com o desemprego do marido, ou o filho rebelde, mas o pecado que eu e você amamos. Sobre isso, confessa Agostinho:

“Todo o nosso prazer consistia em praticarmos o que nos agradava, pelo fato de o roubo se ilícito [...] Amei a minha morte, amei o meu pecado”. [2]

Uma outra implicação desta pergunta é que ela revela quem é Deus: o Deus que busca. Sob a condição de pecador, que primeiro é uma condição de ser, antes de atos, o homem não tem possibilidade alguma de se achegar a Deus. Com isso, no vs. 9 está escrito: “e chamou Deus a Adão”. É incrível! Mesmo tendo sido objeto de rejeição, Deus toma a iniciativa e vai atrás do ser humano. Deus vai ao encontro do pecador.
A Bíblia revela o verdadeiro Deus, aquele que vai ao encontro do perdido. Em Abrãao, Izaque e Jacó observa-se Deus firmando aliança com aqueles que viriam a ser os patriarcas da fé. Nos Juízes, percebe-se Deus buscando o Seu povo por intermédio dos libertadores. Nos profetas, nota-se Deus se manifestando ao Seu povo (Is 59:16). Em Cristo, a suprema revelação de Deus, vemos o Criador indo ao encontro da Sua criatura (Jo 3:16). Com o advento da Igreja, é possível notar que a Missão desta (Mt 28) é a expressão do caráter de Deus.
A pergunta de Deus direcionada a Adão também implica em redenção, tinha como propósito trazer Adão de volta. Quando Deus vai ao encontro de Adão, Ele não vai com uma mensagem moralista do tipo: “que coisa feia Adão, nunca esperava isso de você”.
Posso imaginar o que diria a Adão algumas personalidades da atualidade: (1) Obama: “Adão, we Can”;
(2) Silvio Berlusconi: “Liga não Adão, em nenhum lugar do mundo existe mulher tão bonita como no nosso jardim”;
(3) Mahmoud Ahmadinejad: “Adão, você é um infiel, e você como todos os inimigos sentirão o agulhão do embaixador da morte.”;
(4) Lula: “Companheiro Adão, os fatos devem ser apurados, até que se prove o contrário, acredito em você.”!!!!

Diferentemente, Deus dirige-se a Adão, aponta a sua condição e o resultado de sua revolta, e apresenta Seu plano gracioso de redenção (Gn 3:15). Alguém viria que feriria a cabeça da serpente: Jesus. Naquele momento, Deus já estava comunicando a Adão o Seu plano redentor. Esse plano é muito bem esclarecido por Paulo, em 2 Coríntios:

“Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões (2 Co 5.19)”.

Essa é a grande questão: o nosso relacionamento com o Criador. Esse relacionamento está quebrado por conta do nosso pecado. Vivemos escondidos atrás de nossas ambições, carreiras, amizades. Onde você está? Qualquer lugar que você esteja é o lugar errado, se não for na presença do Criador.
Meu caro, você pode ter tudo o que se pode desejar; ter saúde, ser a pessoa mais bem sucedida profissionalmente, mas se não estiver onde Deus quer que você esteja; i.é, junto a Ele, sempre estará perdido. E só existe um caminho para a reconciliação com o Criador: Jesus Cristo (Jo 14.6).

“Nos criastes para Vós e o nosso coração vive inquieto, enquanto não repousa em Vós”.[3]

Nelson Galvão
Sola Scriptura

[1] Agostinho. Confissões. p. 44
[2] Ibid. p. 69
[3] Ibid. p. 37


Nelson é casado com Simone desde 1997 e eles têm um filho. Ele é formado em História e Teologia, pós-graduado em Administração Escolar e mestre em Educação (PUC-SP). Atualmente faz mestrado em Teologia do Novo Testamento no Seminário Bíblico Palavra da Vida- Atibaia, SP. 
É pastor interino da Igreja Batista Sião (São José dos Campos-SP) e atua como diretor acadêmico do ministério Pregue a Palavra. 
Atua ainda como coordenador do grupo do Pregue a Palavra de Cuba e como professor convidado da Escola de Pastores PIBA.


Você também vai gostar:

0 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Comentários