DianeEllis,

Uma Auxiliadora que Corresponda: Como ser uma Aliada Necessária Parte II, por Diane Hofer Ellis.

julho 17, 2017 Mulher da Palavra 0 Comments



Por definição, alguém que ajuda nunca funciona em vista de si mesma, mas sim com respeito à outra pessoa. Neste contexto, podemos entender o significado da palavra corresponder. Pelo designo de Deus, a mulher corresponde ao homem, e não o homem à mulher. Vejamos o que está escrito em 1 Co. 11.8-9:
Pois o homem não se originou da mulher, mas a mulher do homem; além disso, o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Mas, o que é corresponder? Significa “adaptar-se” e conformar-se ao que está na sua frente. Você já assistiu dança de salão? Numa dança de salão, o homem é o iniciador e a mulher responde à liderança dele. Ele lidera com toques quase imperceptíveis, e ela segue a liderança dele. Quanto mais ela corresponde à liderança dele, mais linda a dança se torna. Da mesma forma, nós mulheres não fomos feitas para funcionar independentemente dos homens, mas devemos nos adaptar para a liderança que está na nossa frente. A ideia que a mulher moderna poderia e deveria ser independente do homem ou que o homem poderia e deveria ser independente da mulher é enganosa e errada (1 Co. 11.11. No Senhor, todavia a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher...). O plano de Deus para o homem e a mulher é que os dois trabalhem em sintonia, para cumprir sua missão aqui na terra. Se o homem lidera seguindo as ordens de Deus, e se a mulher corresponde à liderança santa do homem, os dois refletem a imagem de Deus de tal maneira que chama a atenção para Deus e Sua glória.
Ser independente significa se ver como alguém separado e distinto que não precisa do apoio ou da ajuda de ninguém. Uma pessoa independente age à parte de e sem se preocupar com o outro. Ela não permite que seu comportamento seja afetado ou influenciado por outras pessoas, e significa que não buscamos, queremos ou aceitamos o que outros têm a oferecer.

Quais são as maneiras que mulheres mostram independência para com os homens hoje em dia?

· Atitude moderna sobre provisão: seu/meu dinheiro, minha/sua carreira
· Atitude moderna sobre liderança: rejeitando submissão, tomando autoridade dos homens.
· Atitude moderna sobre proteção: Eu vou cuidar de mim!
· Atitude com respeito ao crescimento espiritual: não sou responsável pela vida espiritual dele, nem ele é responsável pela minha vida espiritual.

Infelizmente não é incomum ver que as mulheres estão em competição direta com os homens, os desrespeitando e desprezando em vez de honra-los.

Simplesmente, Deus não quer que sejamos independentes dos homens. Por outro lado, Ele também não quer que sejamos dependentes deles de forma obsessiva, esperando que o homem satisfaça todas as nossas necessidades. Seu desejo é que homem e mulher sejam interdependentes, um valorizando o outro, sendo influenciados, apoiados e ajudados mutualmente. Interdependência é um relacionamento saudável e reciproco em que os envolvidos influenciam, apoiam e ajudam uns aos outros. Estão interconectados, acreditando e apoiando na contribuição ao outro. Esse é o objetivo de Deus para o relacionamento entre homens e mulheres.


O desejo de Deus é que nós mulheres sejamos auxiliadoras que correspondam aos homens, que sejamos interdependentes, que valorizemos uns ao outros, que homens e mulheres sejam influenciados, apoiados e ajudados mutualmente. Que nossos relacionamentos exibam a imagem de Deus pela maneira que vivamos para a honra e glória dEle!  

 Diane Hofer Ellis

Se você perdeu a 1 parte do artigo "Uma auxiliadora que corresponda: como ser uma aliada necessária,



Missionária americana servindo a mais de 20 anos no Brasil. Casada com o pr. Dr. Mark Ellis e mãe de cinco filhos, 3 noras e 8 netos. Seu ministério foca o mentoreio de mulheres mais novas.
Diane é escritora do blog Mulher da Palavra e da palestras em igrejas sobre feminilidade bíblica.

Você também vai gostar:

0 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Comentários